domingo, 29 de agosto de 2010

Dia Nacional de Combate ao Fumo



Dia Nacional de Combate ao Fumo


Em 1996, o governo federal criou uma lei que proíbe fumar em ambientes fechados de uso público: repartições públicas, hospitais, postos de saúde, salas de aula, bibliotecas, recintos de trabalho, salas de teatro e cinema. A lei ainda proíbe o fumo em viagens de avião com menos de uma hora de duração. As propagandas de cigarros no rádio e na TV só podem ser transmitidas das 9 horas da noite às 6 horas da manhã. Tudo isso porque ficou cientificamente provado que o fumo aumenta as chances de se ter câncer no pulmão e outras doenças. Peça aos adultos fumantes que você conhece que, pelo menos hoje, deixem o cigarro de lado.


Fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br/



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dia Mundial da Fotografia - 19 de Agosto

maquina fotografica desenho

Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Dia Mundial da Fotografia

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

Dia Mundial da Fotografia

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mimos!

Selinhos recebidos:


da Anninha











da Telva




Obrigada a todas pelo carinho!

Beijinhos!
Olímpia


domingo, 8 de agosto de 2010

TORTA DE SARDINHA

TORTA DE SARDINHA


TORTA DE SARDINHA


tempo de preparo: De 30 minutos a 1 hora

serve: 5 ou mais porções

ingredientes

conversor de medidas

Qtde Medida Ingrediente
3 Lata(s) Sardinha ao molho de
tomates
2 Unidade(s) Tomates médios sem
sementes picados
2 Unidade(s) Ovos cozidos picados
100 Grama(s) Azeitona verde picada
1 Colher(es) de sopa Cheiro-verde picado
1 Xícara(s) óleo
3 Unidade(s) Ovos
1 Xícara(s) Leite
2 Xícara(s) Farinha de trigo
1 Xícara(s) Amido de milho maizena®
100 Grama(s) Queijo ralado
1/2 Colher(es) de chá Sal
1 Colher(es) de sopa Fermento em pó

A gosto Para untar e enfarinhar:
óleo e farinha de trigo

Modo de Preparo

1. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda grande (30 cm de diâmetro). Reserve.
2. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºc).
3.Abra as latas de sardinha e retire com cuidado as espinhas. Passe para uma tigela e junte o tomate, os ovos, a azeitona e o cheiro-verde. Reserve
4.Bata no liquidificador, o óleo, os ovos e o leite até que fique homogêneo. Acrescente a farinha, o amido de milho maizena® , o queijo o sal e bata por mais 2 minutos ou até misturar bem.
5.Junte o fermento e bata rapidamente até obter uma mistura homogênea.
6.Coloque metade da massa na assadeira reservada. Distribua o recheio sobre ela e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Sirva quente ou fria.
7.Dicas: se preferir utilizar sardinha em azeite ou com temperos de ervas, aumente a quantidade de tomates para 3 grandes picados.
8. Você pode decorar a torta depois de pronta com ovos cozidos cortados em rodelas.
9. Sirva acompanhada de salada de folhas como alface, rúcula, radichio, agrião.

Fonte:

Recepedia

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A origem do Dia dos Pais


Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Em outros países:

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

Related Posts with Thumbnails