quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dia do Folclore - 22 de agosto

Saci-pererê: uma das lendas do folclore brasileiro.

O dia do folclore é comemorado no dia 22 de Agosto. Folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua.

O folclore abrange mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Abrange também festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções.

Apesar de nada no folclore ter autor, já que é contado pelo povo, este satisfaz as necessidades da comunidade e tem aceitação coletiva. Por meio do folclore o homem expressa suas fantasias, seus medos e desejos.

No Brasil o folclore é bastante rico, pois existe a mistura do folclore do índio, do português e do africano. As lendas mais conhecidas do folclore brasileiro são: curupira, mula-sem-cabeça, iara, boto, saci-pererê.


Fonte: Brasil Escola

Um comentário:

Úrsula Avner disse...

Querida Olímpia, passando para agradecer sua amável visita e comentário em meu blogger e lhe desejar um ótimo fds. Bj.

Related Posts with Thumbnails